Até 27 de setembro, jovens do estado do Rio poderão se candidatar ao edital com 1.360 vagas gratuitas para o Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com o Curso Técnico da Firjan SENAI, nos turnos da manhã e tarde. Os interessados devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou tê-lo concluído. As oportunidades são para jovens com renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos.

O público alvo preferencial serão os dependentes de industriários e complementarmente a comunidade. Os alunos do 9º ano da Escola Firjan SESI, que atenderem ao perfil de renda, também poderão participar e terão precedência na classificação.

Só na Região Metropolitana são ofertadas 720 oportunidades nas seguintes unidades: Maracanã (240 vagas); Jacarepaguá (160 vagas); Duque de Caxias (160 vagas); Nova Iguaçu (80 vagas); e São Gonçalo (80 vagas). E, para o interior, serão destinadas 640 oportunidades, distribuídas entre as unidades de Barra Mansa (80 vagas); Macaé (160 vagas); Nova Friburgo (80 vagas); Petrópolis (80 vagas); Resende (160 vagas) e Volta Redonda (80 vagas).

Um dos principais objetivos da instituição é o fortalecimento da Educação Básica articulada com a Educação Profissional. Por isso, a partir de 2020, o Ensino Médio da Escola Firjan SESI passa a ser oferecido somente de maneira concomitante ao Curso Técnico da Firjan SENAI, e de forma gratuita.

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é de investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico. “A Escola Firjan SESI reforça a proposta de unir o Ensino Médio com o Curso Técnico da Firjan SENAI, preparando os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho da inovação e da continuidade de estudos”.

CALENDÁRIO DO EDITAL

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo http://www.escolafirjansesi.com.br . A validação deve ser presencial, de 30 de setembro a 4 de outubro, na unidade escolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com toda a documentação necessária – carteira de identidade; cópia do CPF; cópia do certificado de conclusão ou comprovação de estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental; autodeclaração de renda; comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital.

O processo de classificação se dará da seguinte forma, conforme edital:

  • Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Firjan SESI que atendam ao perfil e obtenham a nota de corte;
  • Dependentes de industriários ou ex-industriários até três anos, que atendam ao perfil de renda, e obtenham a nota de corte;
  • Pessoas da comunidade em geral, que atendam ao perfil de renda, e obtenham a nota de corte.

Em 9 de outubro serão divulgados (online) os locais das provas e em 19 do mesmo mês estas serão aplicadas (de forma presencial), das 9h às 12h. A avaliação será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano.

Etapas Períodos
Início das inscrições (online) 16 de setembro – 10h
Término das inscrições (online) 27 de setembro – 18h
Validação da inscrição (presencial) 30 de setembro a 04 de outubro
Divulgação dos locais de prova (online) 09 de outubro
Aplicação da prova (presencial) 19 de outubro
Divulgação dos resultados (online e/ou presencial) 25 de outubro
Interposição de recursos 28 e 29 de outubro
Resultado dos recursos 31 de outubro
Matrícula (presencial) 01 a 08 de novembro
Início do curso 05 de fevereiro de 2020

Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

METODOLOGIA

Na Escola Firjan SESI, as aulas são colaborativas, experimentais e contextualizadas a partir de temas atuais. A proposta pedagógica possui diferenciais que estimulam a criatividade dos alunos para a resolução de problema como:

Cultura Maker, ao colocar a mão na massa, os alunos aprendem na prática, com o desenvolvimento de projetos de forma criativa e autônoma através de metodologia científica e experimentação.

Robótica Educacional, os alunos têm contato com noções de robótica e, desde cedo, desenvolvem habilidades que são cada vez mais importantes, como a lógica de programação, a criatividade e a inovação.

Programa Firjan SESI Matemática, o programa possibilita que os alunos vivenciem a matemática de uma forma muito mais atrativa e interessante, ao associar práticas educacionais modernas à tecnologia e material de ensino interativo.

ENSINO MÉDIO + CURSO TÉCNICO

No primeiro ano do Ensino Médio, o aluno cursará em um turno as disciplinas da matriz curricular da Escola Firjan SESI – Língua Portuguesa; Redação; Literatura; Língua Estrangeira (Inglês); Educação Física; Arte; Matemática; História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Biologia; Física; e Química.

Além disso, no primeiro semestre, os alunos cursarão no segundo turno dois cursos de iniciação profissional da Firjan SENAI, com o objetivo de experimentação para a escolha do Curso Técnico a ser iniciado no segundo semestre, conforme opções disponíveis – Segurança do Trabalho, Logística, Automação, Petroquímica, Manutenção Automotiva, Jogos Digitais, Informática, Comunicação Visual, Multimídia, Mecatrônica, Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas.

Já no segundo ano, em um turno o aluno irá cursar o Ensino Médio e no outro dará continuidade e concluirá o Curso Técnico.

E por fim, no terceiro ano, em um turno o aluno dará prosseguimento aos estudos do Ensino Médio e no outro turno deverá cursar preparatório para o Enem, com carga horária distribuída em três dias da semana, além de um dia de orientação para projetos na área de educação profissional.

SERVIÇO

Edital Gratuidade Escola Firjan SESI

Data das inscrições: até 27 de setembro de 2019

Edital completo e inscrições no site: http://www.escolafirjansesi.com.br

Contato: 0800 0231 231

EBEP no Sesi e Senai do maracanã
Compartilhar: