A Nova Saúde de Barra do Piraí realizou na última quinta-feira (12), o primeiro dia de avaliações para pacientes que necessitam de próteses dentárias. O projeto, que aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), contou com mais de 30 pacientes que assistiram à palestra e participaram da triagem.

 

De acordo com o cirurgião dentista, Rodrigo Bezerra Portela, o objetivo do programa é recuperar uma dívida do serviço público com os pacientes, e fazer com que o uso da prótese possa servir como uma reabilitação, devolvendo a autoestima das pessoas. “Queremos devolver a saúde em geral para o paciente, porque até o alimento que não é mastigado corretamente, devido à falta dos dentes, pode ocasionar doenças no sistema digestivo”, ressalta.

 

Na palestra, os pacientes receberam informações sobre como serão feitas as próteses, quais candidatos estão aptos para participar do procedimento e como irá funcionar a distribuição. Rodrigo Portela apresentou um slide explicativo e, no final da palestra, abriu espaço para as dúvidas. “Eu achei ótimo esse investimento para a população, pois o nosso sorriso é importante; ele é o nosso cartão de visita; eu estou realmente feliz”, relatou a professora Viviane Duque dos Santos.

 

Segundo a coordenadora do CEO, Verônica Tancredo Duarte Mansur Massa, em 2020 será feito pedido de recursos ao Ministério da Saúde para começar as aplicações de aparelhos odontológicos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos buscado o aperfeiçoamento dos serviços odontológicos em todos os sentidos, desde o atendimento básico até o mais complexo, como são os casos das próteses. Melhoramos também a estrutura física do CEO, bem como investimos na equipe; tudo visando avançar na política pública de saúde bucal, com mais eficiência”, destacou.

 

O secretário da Nova Saude, Juberto Folena de Oliveira Júnior, reafirmou que a prioridade do atual governo é a vida das pessoas. “Se falamos de qualidade de vida, então, precisamos olhar de forma global, e a saúde bucal está inclusa, num lugar de igual importância com outras especialidades. Afinal, a saúde começa pela boca. É mais um projeto que iniciamos – inédito na cidade – ratificando cada vez mais o investimento maciço da atual gestão na saúde pública”, frisou.

 

Os atendimentos odontológicos no Centro de Especialidades Odontológicas ocorrem na sede da Nova Saúde, à rua Moreira Santos, nº 768, Centro.

Compartilhar: