A 71ª edição da Exposição Agropecuária Sul Fluminense, realizada entre quarta, 11, e domingo, 15, foi considerada um sucesso de público e crítica. Promovida pela Associação Rural Sul Fluminense, com apoio da Prefeitura de Barra do Piraí, o evento – um dos mais tradicionais do país – reuniu cerca de 100 mil pessoas passaram pelos cinco dias de festa, entre os pavilhões de expositores, parque de diversão e shows regionais e de renomes nacional.

ASSISTA: NA BALADA entrevista Pokémon DJ e o prefeito Mário Esteves na ExpoAgro 

A ExpoAgro 2019 começou na quarta, 11, com a abertura oficial, às 18 horas, onde reuniu autoridades da cidade, bem como contando com a presença do secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Lopes. À noite, às 20 horas, antecedendo o show gospel o Conselho de Pastores promoveu o “Culto da Unidade”, reunindo cerca de 70 líderes evangélicos da cidade barrense. Logo após, o cantor Fernandinho animou os presentes. Cerca de 10 mil pessoas lotaram as instalações do Parque de Exposições.

Já na quinta, 12, os fãs do pagode se divertiram ao som de uma das bandas mais famosas do Brasil. O grupo Raça Negra, liderado pelo cantor Luiz Carlos, animou o público, que, mesmo no meio da semana, prestigiou o evento. Segundo a Polícia Militar, mais de 15 mil pessoas lotaram o Parque de Exposições para cantar sucessos como “Cheia de Manias” e “Sozinho”.

A sexta, 13, não foi o dia de azar. Sorte de quem curte o “pancadão”. Um dos mais aclamados DJs do país, o Pokemón animou a galera, com o Funk de diferentes gerações. O sábado, 14, foi de pagode, novamente. Sob a ginga e a voz de Dodô contagiaram os presentes, em uma festa que contou com a animação de barrenses e de caravanas, que vieram de diferentes partes do estado. Sucessos como “Vai de Graça” e “Saudade Arregaça” colaram como chiclete na cabeça e no coração dos presentes, na quarta noite, que prometia animação e muito entretenimento.

No domingo, 15, as festividades ficaram por conta de uma dupla consagrada no cenário sertanejo. As “sofrências”, executadas nas vozes de Marcus e Belutti, deram o tom daquela que, mesmo sendo a última, ficaria marcada na história da tradicional Exposição Agropecuária. Além das atrações nacionais no palco principais, artistas regionais deram o tom do evento, se revezando entre aquele local e o palco alternativo. Teve de tudo; de atrações infantis, sertanejas, artistas do Pop e da Música Popular Brasileira.

Neste ano, a Prefeitura de Barra do Piraí, além do apoio aos shows, também proporcionou praticidade ao público presente, disponibilizando dezenas de banheiros químicos, segurança e estrutura. Na avaliação do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Wagner Aiex, o objetivo da parceria do Poder Público com a Associação Rural foi alcançado.

“Nosso objetivo era o de levar entretenimento à população, seja de Barra do Piraí ou de qualquer parte da região. Nossa cidade tem, como foco, o desenvolvimento regional, e isso passa pelo Turismo Rural, que é uma mola, que vai impulsionar a economia local. Além disso, não poderíamos deixar de apoiar um evento de tamanha importância e relevância social, que, há mais de 70 anos, contribui para expor produtos da região e, ao mesmo tempo, levar diversão aos presentes. A ExpoAgro 2019 é motivo de orgulho pra nós”, disse.

Para o prefeito Mario Esteves, que foi ao evento em todas as noites, mais do que cumprir com o apoio à Exposição Agropecuária, é fazer do evento um local para a família. O Chefe do Executivo salientou que, apesar da demora e dos entraves burocráticos, espera – para breve – concretizar um sonho, que pode dar a Barra do Piraí, um espaço de lazer e entretenimento o ano inteiro.

“As tratativas estão em andamento. Nós desejamos modernizar o Parque de Exposições; é um sonho que vai além do agrado aos barrenses, mas sim, vai ao encontro da necessidade de promover eventos o ano todo naquela área. Temos um potencial gigantesco. E a Exposição Agropecuária não foi apenas uma festa, um entretenimento. Vale lembrar que circulou ali um capital; tivemos pessoas empregadas, ganhando o seu dinheiro. Isso também é importante”, finaliza o prefeito.

Foto: Lucas Ramos / PMBP

 

 

Compartilhar: