O plenário da Câmara de Itatiaia aprovou, na última segunda-feira (5), a indicação de nº 809/2019 do vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB), que solicita ao Executivo a realização de campanha alertando os moradores para o fim do uso das sacolas plásticas.

A indicação vem de encontro a lei que está em vigor no Estado Rio de Janeiro, desde junho, que proíbe os estabelecimentos de fornecerem as sacolas plásticas que ajudam no transporte de produtos.

– O fim das sacolas plásticas exige mudança de um hábito enraizado na sociedade, por isso uma campanha de alerta, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, seria importante para conscientização da nossa população nas escolas e bairros da cidade. Depois de usadas, muitas são descartadas de maneira incorreta, aumentando a poluição e ajudando a entupir bueiros, ou indo parar nas matas e oceanos, sendo ingeridas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Pouquíssimas chegam a ser recicladas – argumentou Vaninho, que é Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na Câmara de Itatiaia.

Para a produção das sacolas são consumidos petróleo ou gás natural, ambos recursos naturais não-renováveis, água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e do efeito estufa.

Compartilhar: