Na próxima quinta-feira, dia 08, acontece nova reunião da governança instituída pelo programa LIDER VALE – Liderança para o Desenvolvimento Regional no Médio Paraíba, na Universidade de Vassouras, a partir das 14h. O objetivo do encontro é debater e apresentar a evolução do plano de ação da região, divulgado em 2018, a partir dos eixos de tecnologia, mobilidade & logística, educação e turismo.

Entre as conquistas a serem compartilhadas está a criação de um curso de atualização em Gestão Educacional com ênfase em profissionalizar a gestão das escolas e assegurar melhor qualidade de ensino. Gratuito, o curso é destinado a gestores de escolas públicas da região e será financiado pelo consórcio formado pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) e Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). O curso é presencial, dividido em módulos e a primeira turma começará em 17 de agosto, com 60 gestores escolares do Médio Paraíba.

A metodologia do Programa LIDER foi desenvolvida pelo Sebrae. Segundo o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff, um dos aspectos críticos de qualquer projeto de desenvolvimento regional de longo prazo é a garantia da continuidade das ações e do envolvimento de todos os atores relevantes. “Para que essa continuidade aconteça, é preciso construir uma governança adequada que proporcione ampla participação e divulgação, livre debate de ideias, transparência e prestação de contas à comunidade interessada. Esses elementos estão presentes no LIDER do Médio Paraíba, projeto que já desperta a atenção e o interesse de outras regiões do Rio de Janeiro e, mesmo, de outros estados do país”, afirma Tito.

Antônio Carlos Vilela, um dos nove membros do atual Conselho Gestor do LIDER Vale Paraíba, enfatiza a satisfação pelo sucesso do projeto na região. “Somos um projeto pioneiro no estado do Rio de Janeiro. Iniciamos este desafio com muitas dúvidas, mas com um sonho em comum: tornar nossos 12 municípios um polo de desenvolvimento até 2030”, lembrou Vilela. Inicialmente, o projeto agregou 45 líderes regionais e hoje já conta mais de 90 membros estratégicos, com várias ações efetivas implantadas.

A ACIAP Barra Mansa é uma das entidades que participa do projeto. Para a conselheira da entidade, Denyse Singulani, o projeto traz uma nova visão de gestão para fortalecer as cidades como ambientes competitivos para os negócios. “O tempo todo somos estimulados a criar, formular e implantar ações que tragam resultados para todo o Médio Paraíba Fluminense e não só para nossa cidade”, comentou.

Programa LIDER – O programa reúne líderes com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social, de um determinado território para planejar a região a longo prazo. O plano de ação para os 12 municípios (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda) tem ações previstas a serem implementadas até 2030.

Serviço

Reunião da governança instituída pelo programa LIDER VALE – Liderança para o Desenvolvimento Regional no Médio Paraíba

Data: 08/08/2019 – Horário 14h

Local: Universidade de Vassouras (Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 – Centro)

Compartilhar: