O trânsito oferece uma série de perigos e a imprudência nas vias férreas também pode causar sérios problemas. Com o objetivo de evitar acidentes e mostrar para as crianças os riscos que as ruas e as vias férreas proporcionam, o espetáculo “Trânsito Legal” chega a cidades de Barra do Piraí e Vassouras. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e promovido pela Ciência Divertida – empresa líder em espetáculos teatrais para crianças, com patrocínio da MRS Logística – operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com a realização do Ministério da Cidadania.

Serão 42 apresentações entre os dias 01 e 25 de agosto, que devem ser assistidas por um público estimado de 8 mil crianças, em instituições públicas de ensino de Barra do Piraí e Vassouras, no Rio de Janeiro, e nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Congonhas e Brumadinho. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Educação dos municípios.

Por meio de um cenário inteiramente interativo, colorido e lúdico e de personagens didáticos e divertidos, o espetáculo ilustra as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, as consequências do desrespeito às leis de trânsito, as maneiras corretas de circular pelas vias e a importância do uso do cinto de segurança “De forma leve e descontraída, os atores da Ciência Divertida apresentam aos alunos os possíveis perigos do trânsito e como os sentidos do corpo humano são parte fundamental da percepção de novas ameaças”, conta o diretor do projeto, Julio Martinez.

“A maior parte dos acidentes envolvendo trens são causados por imprudência, desatenção e pela presença de pedestres em áreas probidas, muitas vezes usadas para cortar caminho. Essa prática é muito arriscada e tem levado a acidentes, muitos deles graves, alguns até fatais. Entendemos que uma mudança cultural em prol da valorização da vida e de um maior cuidado é mais efetiva quando investimos na sensibilização das crianças. Promover uma maior consciência sobre os riscos da imprudência no trânsito e na proximidade da ferrovia é nosso grande objetivo”, completa Verônica Mageste, especialista de Relações Institucionais da MRS Logística.

Participam da peça dois atores, um produtor e um diretor artístico. Durante a encenação, os divertidos agentes de trânsito passam pelas mais diversas situações no trânsito e, através de um enredo cativante, trazem uma reflexão sobre os cuidados necessários para um trânsito realmente mais seguro.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Trânsito Legal”.

BARRA DO PIRAÍ (RJ)

Data: 01/08

Horário: 10h30

Local: EM Cortines Cerqueira

Endereço: Rua Santo Ângelo, 587 – Lago Azul

 

Horário: 13h30

Local: CIEP 428 – Dona Mariana Coelho

Endereço: Rua Barão de Vargem Alegre, 71 – Vargem Alegre

Data: 02/08

Horário: 10h30 e 13h30

Local: EM Prof. Arlindo Rodrigues

Endereço: Rua Pref. Iago Valério, 1646 – Escola Nova

Data: 05/08

Horário: 10h30 e 13h30

Local: Praça Nilo Peçanha

Endereço: Praça Nilo Peçanha – Centro

Data: 06/08

Horário: 8h30

Local: EM Jorge de Freitas Tinoco

Endereço: Rua Luiz Novaes, 127 – Praça Simão Daím – Ipiabas

VASSOURAS (RJ)

Data: 06/08

Horário: 11h e 13h30

Local: EM Thiago Costa

Endereço: Rua Abreu César, 76 – Centr

Data: 07/08

Horário: 8h30, 10h30 e 13h30

Local: EM Thiago Costa

Endereço: Rua Abreu César, 76 – Centro

Compartilhar: