Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa apreenderam na manhã desta quinta-feira (09), um caminhão de uma empresa privada realizando o transporte de resíduos para o CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) de maneira inadequada. A operação ocorreu na estrada que liga o município a Bananal.

Segundo o secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a caçamba do veículo estava em precário estado de conservação, com vários pontos de ferrugem e de vazamentos do resíduo. “O artigo 54 da lei 9.605/98 trata sobre a poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Em  seu inciso V, dispõe do lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em lei”, destacou o secretário, ressaltando que as empresas, sejam privados ou púbicas, precisam seguir a legislação.

A equipe de fiscalização disse que o resíduo transportado era de celulose e  afirmou que o material estava vazando pelas vias públicas. “Recolhemos o veículo para o Parque da Cidade e multamos a empresa sediada em Barra do Piraí”, destacou Beleza.

A fiscalização, conforme o secretário, ocorre de maneira sistemática e tem a finalidade de evitar que o transporte inadequado de resíduos causem danos ao meio ambiente. Simultaneamente, o CTR comunica aos seus clientes que sejam cumpridas as normas de transportes de resíduos estabelecidas em lei.

Compartilhar: